Analista de Sistemas Oracle EBS Finanças – AP / Expense / FA / GL / Conhecimentos EPM PBCS & FCCS
- Empregos
- São Paulo
- 02/09/2024
Título do Cargo:
Função:
Analista de Sistemas Oracle EBS Finanças Sênior
DESCRIÇÃO SUMÁRIA:
MISSÃO
Responsável por responder pelo funcionamento dos sistemas, liderando atividades voltadas aos processos de
negócios, governança e tecnologia;
Manter a operação de sistemas de TI, resolvendo incidentes dentro do SLA e implantando novos projetos e melhorias de
acordo práticas ágeis, sempre focando em melhoria contínua;
Administrar, configurar e parametrizar ambientes de sistemas e aplicações relacionados ao Oracle EBS nos módulos AP,
Expense, FA e GL;
Bons conhecimentos da solução EPM – PBCS & FCCS;
Conhecimento no desenvolvimento de integrações utilizando as ferramentas ODI e OIC;
Conhecimento de soluções orçamentárias e de rateio de custos;
Experiencia em levantamento de requisitos;
Implantar adequações em sistemas informatizados dimensionando e especificando requisitos e funcionalidades,
auxiliando na especificação da sua arquitetura e na escolha de potenciais soluções para as áreas de negócio,
contratando fornecedores, acompanhando o desenvolvimento, testes e implantação em produção;
Conhecer os sistemas envolvidos, processos de negócio e as necessidades de adequação do sistema para atender às
necessidades do grupo e auditorias internas/ externas;
Comunicar status de progresso, riscos, prazo, custo e esforço das adequações sistêmicas para o Gerente do Projeto e
gerente da TI;
Mínimo de 5 anos na função;
ATRIBUIÇÕES
Controle e gestão sobre todas as atividades/demandas em geral relativas a implementação. suporte técnico e funcional
das aplicações com foco especial no ambiente Oracle EPM:
o Análise sobre as solicitações e incidentes relativos aos sistemas e aplicações já em produção;
o Elaborar análise de incidentes/erros para o devido escalonamento para gestão de problemas;
o Participar de reuniões com fornecedores e clientes/usuários para o planejamento e resolução de atividades e
demandas relativas aos sistemas e aplicações em produção;
o Aplicar método para planejar e priorizar as atividades de sua responsabilidade conforme metas aplicadas para a
realização dos objetivos de negócio;
o Realizar o escalonamento funcional e, se for o caso, o hierárquico para incidentes que demandem tal atuação;
o Acompanhar todo o processo de atendimento e resolução de solicitações e incidentes até que os mesmos
estejam encerrados;
Interagir com outras áreas da empresa no que diz respeito a realização das suas atribuições e responsabilidades;
Gerenciar as entregas das solicitações junto aos fornecedores;
Alinhar status e comunicação constante com governança de TI, gerência do projeto e gerência da área de TI;
Promover, junto a área de negócios, a busca de melhorias em sistemas, produtos e processos, maximizando o valor de
uma solução a partir de boas práticas ágeis;
Manter o backlog da squad / área vivo – itens a serem desenvolvidos e priorizados; escopos e mudanças refletidas em
épicos, histórias, atividades e “bugs”;
Pesquisar e selecionar novas ferramentas existentes no mercado, visando aprimorar o trabalho de desenvolvimento e
atender necessidades dos usuários dos sistemas;
Liderar e servir a equipe, apoiando o gestor de sistemas no cumprimento de metas e priorizações estabelecidas junto a
área de negócios;
Apoiar o gestor de sistemas na solução de problemas e remoção de impeditivos;
Apoiar o gestor de sistemas quanto a execução, capacidade e seguimento do plano / sprint;
Suportar as dúvidas, erros e necessidades das áreas de negócio relacionados aos sistemas;
Cumprir as normas e procedimentos da área de TI: governança de TI; projetos; segurança da informação; LGPD;
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS:
Escolaridade – Ensino Superior Completo: Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software,
Tecnólogo em Processamento de Dados, ou área tecnológica afim;
Domínio do Oracle EBS, módulos AP, Expense, FA e GL;
Conhecimentos Oracle EPM – PBCS & FCCS; ODI;
Língua: inglês fluente – escrita e conversação, participará de reuniões com a matriz;
Conhecimento das ferramentas ETL de carregamento e integração de dados - Oracle Data Integrator (ODI);
Conhecimento dos conceitos de Business Intelligence;
Conhecimento dos processos de análise e planejamento financeiros, incluindo ciclos de previsão e orçamento e
requisitos reais de relatórios corporativos;
Criação e manutenção de fluxos de trabalho;
Experiência na configuração dos planos de contas contábil e gerencial.
Experiência de no mínimo cinco anos de vivência como analista de sistemas, utilizando métodos de definição de
requisitos, programação e execução de testes;
Conhecimentos específicos:
o Técnicas de organização e planejamento de atividades e demandas;
o Framework Agile / Scrum;
o Kanban;
o Ferramentas de análise de problema e causa raiz;
o Apoiar o time de testes no desenvolvimento de boas práticas para construção e condução de casos de testes;
o Elaboração de documento de requisito funcional para melhorias, projetos e integrações; épicos, histórias;
atividades;
REQUISITOS DESEJÁVEIS
Conhecimento em processos;
Metodologia de desenvolvimento de software
Experiência na análise de requisitos e desenvolvimento Web
Conhecimento de integração entre plataformas via APIs, webservices, ODI, OCI, DBlink, etc.
ITIL;
Banco de dados e modelagem de dados;
COMPETÊNCIAS DESEJÁVEIS
Organização
Orientado a ação
Orientado a resultado
Concentração
Comunicação oral e escrita
Relacionamento interpessoal
Tomar decisão no tempo apropriado
Senso de urgência
Disciplina
Iniciativa
Foco no cliente e empatia com a “lógica” do cliente
Técnicas de levantamento de requisitos técnicos e funcionais
Visão sistêmica e analítica sobre aplicações e o negócio
Trabalho hibrido, ao 1x ao mês no escritório de SP ou quando houve algum evento importante.