Analista de Sistemas Oracle EBS Finanças – AP / Expense / FA / GL / Conhecimentos EPM PBCS & FCCS

Título do Cargo:

Função:
Analista de Sistemas Oracle EBS Finanças Sênior
DESCRIÇÃO SUMÁRIA:
MISSÃO
 Responsável por responder pelo funcionamento dos sistemas, liderando atividades voltadas aos processos de
negócios, governança e tecnologia; 
 Manter a operação de sistemas de TI, resolvendo incidentes dentro do SLA e implantando novos projetos e melhorias de
acordo práticas ágeis, sempre focando em melhoria contínua; 
 Administrar, configurar e parametrizar ambientes de sistemas e aplicações relacionados ao Oracle EBS nos módulos AP,
Expense, FA e GL;
 Bons conhecimentos da solução EPM – PBCS & FCCS;
 Conhecimento no desenvolvimento de integrações utilizando as ferramentas ODI e OIC;
 Conhecimento de soluções orçamentárias e de rateio de custos;
 Experiencia em levantamento de requisitos;
 Implantar adequações em sistemas informatizados dimensionando e especificando requisitos e funcionalidades,
auxiliando na especificação da sua arquitetura e na escolha de potenciais soluções para as áreas de negócio,
contratando fornecedores, acompanhando o desenvolvimento, testes e implantação em produção;
 Conhecer os sistemas envolvidos, processos de negócio e as necessidades de adequação do sistema para atender às
necessidades do grupo e auditorias internas/ externas;
 Comunicar status de progresso, riscos, prazo, custo e esforço das adequações sistêmicas para o Gerente do Projeto e
gerente da TI;
 Mínimo de 5 anos na função;


ATRIBUIÇÕES
 Controle e gestão sobre todas as atividades/demandas em geral relativas a implementação. suporte técnico e funcional
das aplicações com foco especial no ambiente Oracle EPM:
o Análise sobre as solicitações e incidentes relativos aos sistemas e aplicações já em produção;
o Elaborar análise de incidentes/erros para o devido escalonamento para gestão de problemas;
o Participar de reuniões com fornecedores e clientes/usuários para o planejamento e resolução de atividades e
demandas relativas aos sistemas e aplicações em produção;
o Aplicar método para planejar e priorizar as atividades de sua responsabilidade conforme metas aplicadas para a
realização dos objetivos de negócio;
o Realizar o escalonamento funcional e, se for o caso, o hierárquico para incidentes que demandem tal atuação;
o Acompanhar todo o processo de atendimento e resolução de solicitações e incidentes até que os mesmos
estejam encerrados;


 Interagir com outras áreas da empresa no que diz respeito a realização das suas atribuições e responsabilidades;
 Gerenciar as entregas das solicitações junto aos fornecedores;
 Alinhar status e comunicação constante com governança de TI, gerência do projeto e gerência da área de TI;
 Promover, junto a área de negócios, a busca de melhorias em sistemas, produtos e processos, maximizando o valor de
uma solução a partir de boas práticas ágeis;  
 Manter o backlog da squad / área vivo – itens a serem desenvolvidos e priorizados; escopos e mudanças refletidas em
épicos, histórias, atividades e “bugs”; 
 Pesquisar e selecionar novas ferramentas existentes no mercado, visando aprimorar o trabalho de desenvolvimento e
atender necessidades dos usuários dos sistemas; 


 Liderar e servir a equipe, apoiando o gestor de sistemas no cumprimento de metas e priorizações estabelecidas junto a
área de negócios; 
 Apoiar o gestor de sistemas na solução de problemas e remoção de impeditivos; 
 Apoiar o gestor de sistemas quanto a execução, capacidade e seguimento do plano / sprint; 
 Suportar as dúvidas, erros e necessidades das áreas de negócio relacionados aos sistemas; 
 Cumprir as normas e procedimentos da área de TI: governança de TI; projetos; segurança da informação; LGPD; 
 
REQUISITOS OBRIGATÓRIOS:
 Escolaridade – Ensino Superior Completo: Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software,
Tecnólogo em Processamento de Dados, ou área tecnológica afim;
 Domínio do Oracle EBS, módulos AP, Expense, FA e GL;
 Conhecimentos Oracle EPM – PBCS & FCCS; ODI;
 Língua: inglês fluente – escrita e conversação, participará de reuniões com a matriz;
 Conhecimento das ferramentas ETL de carregamento e integração de dados - Oracle Data Integrator (ODI);
 Conhecimento dos conceitos de Business Intelligence;
 Conhecimento dos processos de análise e planejamento financeiros, incluindo ciclos de previsão e orçamento e
requisitos reais de relatórios corporativos;
 Criação e manutenção de fluxos de trabalho;
 Experiência na configuração dos planos de contas contábil e gerencial.
 Experiência de no mínimo cinco anos de vivência como analista de sistemas, utilizando métodos de definição de
requisitos, programação e execução de testes;
 Conhecimentos específicos: 
o Técnicas de organização e planejamento de atividades e demandas; 
o Framework Agile / Scrum; 
o Kanban; 
o Ferramentas de análise de problema e causa raiz; 
o Apoiar o time de testes no desenvolvimento de boas práticas para construção e condução de casos de testes;  
o Elaboração de documento de requisito funcional para melhorias, projetos e integrações; épicos, histórias;
atividades; 
REQUISITOS DESEJÁVEIS
 Conhecimento em processos; 
 Metodologia de desenvolvimento de software
 Experiência na análise de requisitos e desenvolvimento Web
 Conhecimento de integração entre plataformas via APIs, webservices, ODI, OCI, DBlink, etc.  
 ITIL; 
 Banco de dados e modelagem de dados; 


COMPETÊNCIAS DESEJÁVEIS
 Organização
 Orientado a ação
 Orientado a resultado
 Concentração


 Comunicação oral e escrita
 Relacionamento interpessoal
 Tomar decisão no tempo apropriado
 Senso de urgência
 Disciplina
 Iniciativa
 Foco no cliente e empatia com a “lógica” do cliente
 Técnicas de levantamento de requisitos técnicos e funcionais
 Visão sistêmica e analítica sobre aplicações e o negócio


 


Trabalho hibrido, ao 1x ao mês no escritório de SP ou quando houve algum evento importante.