Gerente de Políticas e Estratégias de Recovery
O Jeitto acredita na garra do trabalhador brasileiro como motor do próprio crescimento. Nosso propósito é melhorar a segurança financeira das pessoas dando acesso a crédito na medida, com menos perguntas, mais respeito e mais confiança. Já alcançamos a marca de 6.5 milhões de clientes e isso é só o começo!
Com o #nossojeitto, somos crédito que cresce junto com a história de cada um.
Estamos em busca de uma pessoa Gerente de Políticas e Estratégias de Recovery, que será responsável por desenvolver e implementar estratégias inovadoras de recuperação de dívida pós-perda contábil (write-off). O objetivo é maximizar a recuperação de créditos, melhorar a eficiência operacional e garantir um relacionamento respeitoso com os clientes, visando à continuidade do relacionamento após a quitação das dívidas. Esta pessoa deverá trabalhar em estreita colaboração com as equipes de análise de dados, produtos, risco de crédito, operações e atendimento ao cliente para identificar oportunidades de melhoria e garantir o cumprimento das metas da empresa.
Nosso time de Cobrança
Área responsável pela cobrança estratégica pautada em práticas bem estruturadas e alinhadas aos objetivos de negócio da empresa, maximizando a recuperação de crédito, reduzindo a inadimplência e possibilitando ações e soluções de pagamento para recuperar o relacionamento com os clientes.
Nesta posição você irá:
- Desenvolver e implementar estratégias inovadoras de recovery para maximizar a recuperação de crédito, mantendo um relacionamento adequado com os clientes;
- Revisar continuamente políticas, réguas de comunicação e mapas de cobrança, além de monitorar a performance de parceiros, canais de atuação e campanhas de renegociação;
- Realizar testes A/B para identificar as melhores estratégias e resultados, monitorando e avaliando a performance de recovery para melhorar a eficiência e eficácia das políticas, ajustando conforme necessário;
- Definir e testar continuamente a eficácia de políticas de prazos e descontos para acordos de dívidas, considerando faixa de atraso e cluster de clientes;
- Manter uma avaliação contínua do valor de mercado da carteira pós write-off e identificar oportunidades para a venda de carteira;
- Colaborar com equipes de análise de dados para desenvolver modelos preditivos de inadimplência, segmentando o portfólio em atraso e aplicando estratégias mais adequadas para cada cluster;
- Identificar e implementar tecnologias e ferramentas digitais disruptivas que possam otimizar o processo de cobrança;
- Gerenciar a equipe de recovery, promovendo treinamento e desenvolvimento contínuo;
- Garantir a conformidade com regulamentos e legislações aplicáveis;
- Manter relacionamentos eficazes com clientes, parceiros e partes interessadas para melhorar as taxas de recuperação;
- Elaborar e manter relatórios gerenciais, apresentando resultados e insights para a alta gestão;
- Documentar políticas, processos e procedimentos para cobrança e recuperação de dívidas;
- Desenvolver e executar planos de ação tempestivos para clientes inadimplentes, visando a negociação e recuperação amigável de dívidas.
Para essa posição, é importante que você tenha:
- Formação superior em Administração, Economia, Finanças, Engenharia ou áreas relacionadas;
- Experiência mínima de 5 anos em gestão de recovery ou em posição similar, preferencialmente em fintechs ou instituições financeiras;
- Familiaridade com sistemas de automação, soluções digitais e inteligência artificial aplicadas aos processos de recuperação de crédito;
- Experiência na definição e manutenção de políticas de acordos de dívidas;
- Conhecimento profundo das técnicas de recovery e da legislação aplicável;
- Experiência em análise de dados e KPIs;
- Experiência em liderança de equipes e gestão de projetos;
- Capacidade de desenvolver estratégias e soluções inovadoras para problemas complexos.
Vai ser um diferencial se você tiver:
- Pós-graduação ou MBA em áreas correlatas;
- Conhecimento de técnicas de machine learning ou inteligência artificial aplicadas à cobrança;
- Certificações em gestão de crédito e cobrança;
- Experiência com o uso do Microsoft Power BI;
- Experiência na gestão e uso de bancos de dados e SQL.
O Jeitto acredita e celebra o poder da diversidade em todas as suas formas e pluralidades como ferramenta de desenvolvimento, crescimento e transformação. Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e estamos empenhados com a criação de um ambiente de igualdade de oportunidades para todos os recortes sociais. ????