Gerente de Políticas e Estratégias de Recovery

Jeitto acredita na garra do trabalhador brasileiro como motor do próprio crescimento. Nosso propósito é melhorar a segurança financeira das pessoas dando acesso a crédito na medida, com menos perguntas, mais respeito e mais confiança. Já alcançamos a marca de 6.5 milhões de clientes e isso é só o começo! 


Com o #nossojeitto, somos crédito que cresce junto com a história de cada um.


Estamos em busca de uma pessoa Gerente de Políticas e Estratégias de Recovery, que será responsável por desenvolver e implementar estratégias inovadoras de recuperação de dívida pós-perda contábil (write-off). O objetivo é maximizar a recuperação de créditos, melhorar a eficiência operacional e garantir um relacionamento respeitoso com os clientes, visando à continuidade do relacionamento após a quitação das dívidas. Esta pessoa deverá trabalhar em estreita colaboração com as equipes de análise de dados, produtos, risco de crédito, operações e atendimento ao cliente para identificar oportunidades de melhoria e garantir o cumprimento das metas da empresa.


Nosso time de Cobrança


Área responsável pela cobrança estratégica pautada em práticas bem estruturadas e alinhadas aos objetivos de negócio da empresa, maximizando a recuperação de crédito, reduzindo a inadimplência e possibilitando ações e soluções de pagamento para recuperar o relacionamento com os clientes.


Nesta posição você irá:



  • Desenvolver e implementar estratégias inovadoras de recovery para maximizar a recuperação de crédito, mantendo um relacionamento adequado com os clientes;
  • Revisar continuamente políticas, réguas de comunicação e mapas de cobrança, além de monitorar a performance de parceiros, canais de atuação e campanhas de renegociação;
  • Realizar testes A/B para identificar as melhores estratégias e resultados, monitorando e avaliando a performance de recovery para melhorar a eficiência e eficácia das políticas, ajustando conforme necessário;
  • Definir e testar continuamente a eficácia de políticas de prazos e descontos para acordos de dívidas, considerando faixa de atraso e cluster de clientes;
  • Manter uma avaliação contínua do valor de mercado da carteira pós write-off e identificar oportunidades para a venda de carteira;
  • Colaborar com equipes de análise de dados para desenvolver modelos preditivos de inadimplência, segmentando o portfólio em atraso e aplicando estratégias mais adequadas para cada cluster;
  • Identificar e implementar tecnologias e ferramentas digitais disruptivas que possam otimizar o processo de cobrança;
  • Gerenciar a equipe de recovery, promovendo treinamento e desenvolvimento contínuo;
  • Garantir a conformidade com regulamentos e legislações aplicáveis;
  • Manter relacionamentos eficazes com clientes, parceiros e partes interessadas para melhorar as taxas de recuperação;
  • Elaborar e manter relatórios gerenciais, apresentando resultados e insights para a alta gestão;
  • Documentar políticas, processos e procedimentos para cobrança e recuperação de dívidas;
  • Desenvolver e executar planos de ação tempestivos para clientes inadimplentes, visando a negociação e recuperação amigável de dívidas.

Para essa posição, é importante que você tenha: 



  • Formação superior em Administração, Economia, Finanças, Engenharia ou áreas relacionadas;
  • Experiência mínima de 5 anos em gestão de recovery ou em posição similar, preferencialmente em fintechs ou instituições financeiras;
  • Familiaridade com sistemas de automação, soluções digitais e inteligência artificial aplicadas aos processos de recuperação de crédito;
  • Experiência na definição e manutenção de políticas de acordos de dívidas;
  • Conhecimento profundo das técnicas de recovery e da legislação aplicável;
  • Experiência em análise de dados e KPIs;
  • Experiência em liderança de equipes e gestão de projetos;
  • Capacidade de desenvolver estratégias e soluções inovadoras para problemas complexos.

Vai ser um diferencial se você tiver:



  • Pós-graduação ou MBA em áreas correlatas;
  • Conhecimento de técnicas de machine learning ou inteligência artificial aplicadas à cobrança;
  • Certificações em gestão de crédito e cobrança;
  • Experiência com o uso do Microsoft Power BI;
  • Experiência na gestão e uso de bancos de dados e SQL.

O Jeitto acredita e celebra o poder da diversidade em todas as suas formas e pluralidades como ferramenta de desenvolvimento, crescimento e transformação. Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e estamos empenhados com a criação de um ambiente de igualdade de oportunidades para todos os recortes sociais. ????