Especialista de Controles Internos

Como Especialista de Riscos Operacionais, Controles Internos e Continuidade de Negócios, você será uma peça-chave na nossa jornada de crescimento. Sua missão será impulsionar a disseminação da cultura de riscos e controles internos, elevando o nível de governança corporativa e promovendo uma visão de melhoria contínua.


Você terá um papel central na estruturação e no fortalecimento das áreas de riscos operacionais e controles internos, além de colaborar na implantação do nosso plano de continuidade de negócios, trabalhando lado a lado com as áreas impactadas. 


Sua atuação será fundamental para garantir que todas as nossas iniciativas estejam em conformidade com a regulamentação vigente e as melhores práticas de mercado, contribuindo diretamente para o avanço estratégico da Solfácil.


Responsabilidades




  • Mapear processos e elaborar matrizes de controles internos, identificando e monitorando riscos.




  • Acompanhar e apoiar a implementação de planos de ação para solucionar deficiências identificadas.




  • Criar e revisar políticas e procedimentos de controles internos.




  • Definir e realizar testes periódicos para avaliar os controles.




  • Identificar novas áreas de risco potencial e oportunidades de melhoria.




  • Manter documentação precisa e completa de todos os processos de controles internos.




  • Auxiliar na definição de gestão de riscos corporativos e na elaboração do plano de continuidade de negócios (PCN).




  • Preparar relatórios periódicos sobre a eficácia dos controles internos e apresentar recomendações para melhorias.




  • Implementar metodologias para avaliação de controles internos.




  • Construir indicadores e dashboards para comunicar resultados de forma estruturada.




  • Gerir a conformidade regulatória do grupo societário e monitorar desvios de SLA.




  • Coordenar o atendimento a auditores internos e externos, bem como a órgãos reguladores (especialmente BACEN).




  • Trabalhar em estreita colaboração com departamentos financeiros, operacionais e de conformidade para garantir a implementação eficaz de controles internos.




  • Instruir colaboradores e terceiros sobre políticas e práticas de controles internos.




  • Promover a cultura de gestão de riscos e controles internos na Solfacil e fomentar o reporte de eventos/incidentes de riscos.




 


Requisitos




  • Graduação completa em Ciências Contábeis, Engenharia, Administração, Economia, Direito, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas.




  • 5 anos ou mais de experiência em Controles Internos, Gestão de Riscos e/ou Auditoria em instituição financeira.




  • Cursos e/ou Certificações em Controles Internos, Gestão de Riscos, Auditoria ou Compliance.




  • Inglês avançado/fluente.




  • Conhecimento estratégico e técnico em gestão de riscos, frameworks regulatórios e padrões de controle.




  • Conhecimento da legislação e regulamentação brasileira aplicáveis a instituições financeiras (sobretudo S5 e S4), incluindo normas do BACEN e a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.




  • Conhecimento em Segurança da Informação e Gestão de Riscos Cibernéticos.




  • Domínio em metodologias do COSO, avaliação de controles automáticos, auditoria e princípios de controle interno.




  • Excelente capacidade de comunicação com equipes multifuncionais e diversas, e de gerenciar projetos utilizando metodologias ágeis ou outras abordagens estruturadas.




  • Capacidade de realizar análises de impacto e probabilidade para orientar decisões.




  • Conhecimento em normas contábeis, como IFRS e/ou outros GAAP, e familiaridade com SOX, serão considerados diferenciais.