[AGU] Administrador de dados


Estamos em busca de um Administrador de Dados Oracle experiente para integrar nossa equipe de gerenciamento de banco de dados na Advocacia Geral da União - AGU. O candidato deve ter profundo conhecimento em administração de bancos de dados Oracle, garantindo a integridade, segurança e desempenho eficiente dos dados. Se você é apaixonado por manter ambientes de banco de dados robustos e escaláveis, esta é uma oportunidade para contribuir significativamente para a gestão de dados críticos de nossa organização.


;


Responsabilidades:



  • Administrar e manter bancos de dados Oracle, garantindo alta disponibilidade e desempenho eficiente;
  • Realizar instalação, configuração e atualização de software de banco de dados Oracle.
  • Gerenciar a segurança do banco de dados, implementando políticas de controle de acesso e auditoria;
  • Projetar e implementar estratégias de backup e recuperação para garantir a integridade dos dados;
  • Monitorar o desempenho do banco de dados e otimizar consultas para melhorar a eficiência;
  • Colaborar com equipes de desenvolvimento para otimizar esquemas de banco de dados e consultas;
  • Diagnosticar e resolver problemas de banco de dados, incluindo falhas e bloqueios;
  • Realizar planejamento de capacidade e propor melhorias na infraestrutura de banco de dados;
  • Manter documentação atualizada sobre a configuração do banco de dados e procedimentos operacionais;
  • Fornecer suporte a equipes de desenvolvimento para garantir o correto funcionamento de aplicativos.

Requisitos:



  • Graduação em curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação, ou especialização, mestrado ou doutorado na área de Tecnologia da Informação; ;
  • Trabalho será realizado de forma híbrida;
  • Conhecimentos em princípios e práticas de desenvolvimento de software ágeis (Manifesto Ágil, Scrum, eXtreme Programming e Kanban);
  • Experiência comprovada como Administrador de Dados Oracle, incluindo versões recentes;
  • Experiência em instalação, configuração e atualização de software de banco de dados Oracle;
  • Forte compreensão de práticas de segurança de banco de dados, controle de acesso e auditoria;
  • Habilidades avançadas de otimização de desempenho e diagnóstico de problemas.
  • Experiência em estratégias de backup e recuperação;
  • Conhecimento em planejamento de capacidade e melhorias na infraestrutura de banco de dados;
  • Excelentes habilidades de comunicação e trabalho em equipe;
  • Noções de sistemas operacionais Windows e Linux;
  • Boa comunicação e habilidades de trabalho em equipe.

Diferenciais:



  • Certificação Oracle DBA é um diferencial;
  • Experiência em ambientes de nuvem, como Oracle Cloud;
  • Conhecimento em Oracle Exadata ou outras soluções de hardware otimizadas;
  • Experiência em automação de tarefas de administração de banco de dados;
  • Familiaridade com ferramentas de monitoramento e diagnóstico;
  • Participação em projetos de migração de banco de dados;
  • Experiência com atuação em órgãos públicos. ; ; ;