O Brasil é o país mais empreendedor do mundo, apesar do ambiente burocrático e pouco convidativo, ainda há muito que comemorar. Segundo a análise do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) O brasileiro é predominantemente um empreendedor por necessidade, do que necessariamente um player que tem informações privilegiadas do mercado e consegue enxergar uma oportunidade para abrir um negócio, tendo como base essas informações prévias, vale a pena abrir o negócio? E ainda assim, como empreender na crise?
A determinação do empreendedor brasileiro tem feito à diferença em meio às turbulências dos últimos dois anos envolvendo os três poderes, afinal, a crise política envolvendo os eventos do impeachment, bem como as reformas propostas pelo novo governo, deixou o investidor um tanto ressabiado, culminando no rebaixamento da nota de crédito por duas agências, diminuindo o investimento no país. Ainda com todas as dificuldades que se pode encontrar no mercado, existem alternativas muito interessantes para o empreendedor brasileiro, o nosso artigo separou cinco dicas de como empreender na crise, vamos conhecer?
Reserva de capital
Uma situação muito comum no Brasil é o empreendedor que acabou de sair do mercado de trabalho e acumulou uma boa importância em verbas rescisórias, dentro desse contexto ele quer investir o seu dinheiro em uma grande ideia, abrir um negócio de muito rentável, embora existam alguns cuidados que o empreendedor deve se atentar.
- Investir em um segmento com muitos empreendedores pode não ser uma grande ideia, tal cenário pode indicar saturação do mercado, muitos interesses em jogo e uma concorrência que pode fulminar um novo empreendedor.
- Um bom capital e senso de oportunidade são duas combinações de sucesso, entrar em um nicho com pouca concorrência e com grande demanda, é a melhor pedida.
- Consulte profissionais gabaritados: Se você tem o perfil de um empreendedor de muitas ideias, mas que carece de um bom conhecimento de gestão de negócios existe o SEBRAE com um atendimento voltado ao empresário que precisa de orientação.
Tipos de negócios
A velha máxima brasileira que afirma que a necessidade faz o empreendedor, não é de toda uma inverdade, muitos negócios de sucesso começaram dessa forma, vamos conhecer alguns empreendimentos bem característicos do nosso mercado.
Cosméticos
Linhas de produtos de beleza são sempre bem lucrativos e podem ser uma boa resposta de como empreender na crise, principalmente se o empreendedor possui um bom network. A facilidade do negócio consiste em uma simples constatação, toda bolsa de mulher tem no mínimo um batom, blush, base ou até mesmo um corretivo, trabalhar com essas informações e sempre ter um catálogo em mãos pode te levar a caminhos bem prósperos.
Biojoias
As biojoias apresentam um princípio que pode gerar muita receita, a sustentabilidade! Um conceito que nunca sai de moda, ainda que existam as implicações éticas de preservação da natureza, existe um nicho a ser preenchido. AS biojoias possuem grande relevância dentro de um contexto de turismo ou para um público alternativo, o empreendimento pode ser bem interessante.
Brechós
Um comércio de roupas usadas e de boa qualidade opções promissoras de como vencer na crise, um espaço não muito grande, roupas de bom gosto e uma clientela de acordo com o seu nicho podem ser combinações importantes para o sucesso do negócio.
Infoprodutos: São excelentes opções desse novo mercado informatizado, qualquer produto digital pode ser infoproduto, desde telefonia voip até um e-book.
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