7 dicas de como se comportar em entrevistas

7 dicas de como se comportar em entrevistas

Em uma entrevista de emprego muitos aspectos são avaliados pelos recrutadores, as qualificações do candidato, a maneira que se comunica, os objetivos profissionais e a postura que possui no ambiente de trabalho, são alguns exemplos. A seguir forneceremos 7 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego para conseguir a vaga que deseja.

1 – Procure utilizar uma linguagem formal, não é necessário usar termos sofisticados e que muitas vezes podem até prejudicar a comunicação. Seja simples, mas cordial, evite gírias e termos desapropriados. Ouça as colocações do entrevistador e evite interrompê-lo.

2 – Reserve alguns minutos para a escolha da roupa. Muitas empresas já trabalham sem a exigência de uniformes ou padronização do vestuário de seus colaboradores, mas isso só fica evidente depois de já ter sido aprovado na vaga. Se concentre em um estilo neutro, as entrevistas podem deixar os candidatos nervosos, então pense em algo que te deixe confortável sem parecer desarrumado.

3 – Seja pontual. Em qualquer compromisso da vida profissional o atraso pode ser um sinal de falta de planejamento. Muitas variáveis podem atrapalhar o percurso para um compromisso, e chegar atrasado pode ser um motivo a mais para o nervosismo aparecer. Programe algo em torno de 20 minutos de antecedência, se tudo sair como esperado e não houver atraso, você poderá usar esses minutos para se preparar e ajudar a garantir uma entrevista tranquila.

4 – Desligue o celular. Pode até ser que você esteja em uma situação que desligar o aparelho seja impossível, mas então deixe-o no silencioso. É muito desconfortável interromper uma conversa com sons de toques ou de vibração, além de poder demonstrar desinteresse da sua parte.

5 – Busque se comunicar com clareza e sinceridade. Não há nada de errado em não entender algum requisito da vaga ou não dominar alguma das competências necessárias, o importante é pontuar suas qualificações e o quanto está disposto em aprender aquilo que ainda não sabe. Muitas empresas buscam profissionais dispostos a aprender, essa pode ser a chance de conseguir um emprego e ainda garantir a oportunidade de adquirir mais conhecimento.

6 – Procure conhecer a empresa. A cultura de uma organização é muita valorizada por seus gestores, todos os candidatos precisam fazer uma pesquisa básica para entender sobre a empresa em que almejam uma vaga de emprego e o mercado em que ela atua. Uma busca rápida na internet pode te ajudar na hora da entrevista.

7 – Organize sua apresentação. Em momentos de pressão é fácil misturarmos os assuntos e isso dificulta a comunicação, separe a apresentação em tópicos. Você pode começar a falar um pouco sobre a vida pessoal, nada muito específico, mas que dê ao entrevistador uma ideia de quem você é. Depois conte sobre sua vida acadêmica e atividades extracurriculares que realizou. Fale sobre suas experiências profissionais, ressaltando as realizações que obteve. Também é legal finalizar com uma breve apresentação das suas metas pessoais e profissionais, isso poderá dar ao recrutador uma ideia de seus objetivos.