Se você está na sua empresa a muito tempo, talvez um dos seus maiores anseios seja avançar de cargo no seu setor, afinal, todos os seus compromissos estão sendo cumpridos de acordo ou, ainda, o seu tempo já tenha esgotado a sua capacidade de continuar criando coisas novas e você esteja entediado de fazer as mesmas atividades todos os dias.
Mas, afinal, como ser promovido? Para responder a essa pergunta, vale destacar que promoções internas não acontecem simplesmente porque você decidiu ou porque acha que está na sua hora de ser valorizado na empresa. Para que isso ocorra, você deve, em primeiro lugar, demonstrar a sua capacidade colaborativa e ainda sua competência para exercer uma nova função.
Portanto, a chave para conseguir progredir em sua carreira profissional é provando para seus superiores que você é a pessoa certa para o trabalho. Pensando nisso, preparamos este texto com 5 dicas que vão te ajudar a alcançar os seus objetivos mais rapidamente. Continue sua leitura e descubra como!
1. Saiba exatamente o que você quer
Antes de se candidatar a uma promoção profissional você precisa analisar criteriosamente a cultura organizacional da sua empresa, a sua política de promoção e, principalmente, as atividades que são executadas na função que você deseja ocupar bem como os desafios que vai enfrentar — caso tenha o seu pedido aceito.
Assim, após ter identificado todos os detalhes da posição que deseja ocupar e se comprometer a executar com qualidade todos os detalhes da sua nova função, você terá grandes chances de ser promovido, afinal, conquistando as habilidades que faltam para obter isso, você poderá se dedicar totalmente a estar apto ao novo cargo.
2. Respeite suas perspectivas
De nada adianta investir toda a sua energia em um objetivo que pode não ser aquilo que você realmente queria, ou seja, buscar uma promoção apenas para ser promovido pode ter um efeito contrário, te trazendo obrigações que exige muito mais responsabilidades e pode promover um ambiente de pressão, frustrando totalmente as suas expectativas.
Saiba ouvir seus colegas de profissão e seus superiores, e busque também entender qual pode ser o impacto de seu trabalho no resultado final da empresa. Procure entender todo o processo de trabalho da organização, isso pode te ajudar na hora de trilhar caminhos e entender como ser promovido.
É preciso ter clareza na hora de aceitar uma promoção: pode ser que uma oportunidade apareça, mas que não seja exatamente aquilo que você buscava. Não adianta ser promovido e ocupar um cargo apenas por status ou remuneração. Uma decisão incoerente pode inclusive prejudicar sua carreira. Já pensou se você aceita um cargo hoje e amanhã surge a vaga dos seus sonhos?
3. Trabalhe para se superar a cada dia
Toda empresa quer ter certeza que seus colaboradores estão evoluindo. Além de capacidade para exercer sua função atual, é necessário que seus supervisores entendam que você tem potencial para assumir novas e maiores responsabilidades. Lembre-se de transmitir segurança e manter um bom relacionamento com todos. Não basta apenas bajular o chefe — isso pode transmitir uma imagem negativa, inclusive.
Nenhum funcionário, por melhor ou mais experiente que seja, já sabe tudo do mundo corporativo. O processo de crescimento deve ser constante. E, aliado a isso, ter humildade para aprender, demonstrar interesse e apresentar bons resultados é fundamental. Se você acha que não tem mais nada para aprender talvez seja a hora de rever suas atitudes.
4. Seja paciente e perseverante
Tenha calma. Dificilmente um colaborador consegue ser promovido antes de dois anos em uma função — o que não quer dizer que uma chance não vá aparecer durante esse período. Não desista em pouco tempo, ser promovido pode demorar mais do que você tenha planejado e depende de outros fatores além de apenas o resultado do seu trabalho.
Vale lembrar também que é importante conhecer a política de cargos e salários da empresa. Conhecendo essas práticas, que podem ser consultadas com a equipe de RH, fica mais fácil entender como os processos ocorrem. Caso a organização não disponibilize essa ferramenta, converse sobre o assunto com seu chefe e aproveite para demonstrar interesse em crescer profissionalmente.
5. Use o feedback ao seu favor
Saiba aprender com os erros, os seus e os de seus colegas. Uma crítica negativa, ainda que não dirigida diretamente a você, pode funcionar como uma dica de qual o caminho mais direto para a promoção. Fique sempre atento e não repita erros. Aproveite esses momentos também para tirar dúvidas e apresentar suas ideias.
Em tempos de crise, é importante saber identificar seus pontos fracos e o que fazer para melhorar cada um deles. Reserve um tempo para analisar como está o seu trabalho e, em caso de seu chefe não possuir o hábito de passar feedback, procure um jeito de se aproximar e questionar sobre o assunto.
Portanto, conseguir uma promoção exige muito empenho e dedicação para se desenvolver enquanto colaborador ao mesmo tempo em que apresenta as competências exigidas para ocupar cargos superiores. Entretanto, ao ter o seu pedido de promoção aceito, é indispensável continuar conquistando um espaço em sua nova posição, de modo a se manter em desenvolvimento constante, progredindo junto com a sua instituição.
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